segunda-feira, 17 de março de 2014

Desenvolvimento da rede de transportes aéreos

Rede nacional de aeroportos, destacam-se, em movimento de passageiros, os de Lisboa, Porto e Faro e, nas regiões autónomas, os do Funchal e de Ponta Delgada.
Em Portugal Continental, o Interior é servido por diversos aeródromos.






A rede de aeroportos serve sobretudo o tráfego internacional de passageiros e de cargas. Daí a maior importância dos aeroportos do Continente e das principais cidades de cada uma das regiões autónomas. Nos aeroportos de Faro e Funchal, o volume de tráfego internacional de passageiros está associado à importância do turismo no Algarve e na Madeira.
São também estes aeroportos que apresentam maior capacidade, com destaque para Lisboa, por ser a mais importante plataforma de voos internacionais.





Aeroporto de Lisboa – detém a maior parte do tráfego de passageiros e mercadorias que se regista a nível nacional e é a mais importante plataforma de voos internacionais.
Apesar dos avultados investimentos, debate-se com graves problemas especialmente pelo progressivo aumento do tráfego de passageiros e mercadorias e à impossibilidade de ampliação pelo crescimento da cidade de Lisboa. Está prevista a construção de um novo aeroporto na proximidade da capital, sendo esta decisão objeto de grande polémica.


Polémica do novo aeroporto em Alcochete 




Aeroporto de Faro – está especialmente vocacionado para voos internacionais não regulares e é o segundo maior aeroporto do país quanto ao tráfego de passageiros, na sua maioria turistas que visitam o Algarve em férias. tráfego de mercadorias é pouco significativo



Sá Carneiro  é o terceiro aeroporto mais importante do país relativamente ao tráfego de passageiros e o segundo a nível do movimento de mercadorias. Nos últimos anos sofreu profundas obras de ampliação e a sua acessibilidade foi melhorada com a construção de um ramal de ligação da rede do metropolitano do Porto.



No setor aeroportuário, a Política Geral de Transportes dá prioridade aos seguintes aspetos:

  • Criação da valência civil do aeródromo de Beja;
  •   Melhoramentos nos aeroportos regionais;
  •  Implementação de medidas para minimizar os danos ambientais, designadamente os níveis de ruido e poluição atmosférica;
  •  Modernização dos equipamentos de logística e de controlo do tráfego aéreo ;
  •  Realização de melhorias no atual aeroporto de Lisboa, para fazer face ao previsível crescimento do tráfego;
  • Construção do novo aeroporto de Lisboa. ( video)







Fontes : Geografia A 11ºano (livro)
             http://umabatatanacidade.blogspot.pt/2013/06/a-rede-nacional-de-aeroportos_3.html

Sem comentários:

Enviar um comentário