segunda-feira, 17 de março de 2014

Desenvolvimento do transporte aéreo em Portugal

O desenvolvimento dos transportes aéreos tem permitido a rápida deslocação de pessoas e bens por todo o planeta. Nas duas últimas décadas, a rápida evolução do transporte aéreo é responsável pelo crescente congestionamento do espaço aéreo e dos aeroportos.O avião é o meio de transporte que mais contribui para a diminuição da relação distância-tempo.
Em Portugal, o transporte aéreo é ainda pouco utilizado nas deslocações internas, dada a reduzida dimensão do nosso país. No entanto, é o meio de eleição para as deslocações entre o continente e as Regiões Autónomas da madeira e dos Açores.


 Tipos de navegação aérea

O transporte aéreo é o único dentro de sua característica, sua actividade, devido à velocidade, envolve com facilidade e rapidez vários países. Pode ser dividido como segue:

Internacional – transporte envolvendo aeroportos de diferentes países, isto é, aquele que representa operações de comércio exterior.

Nacional – denominado de transporte doméstico ou de cabotagem, embora este termo não seja muito utilizado, que faz a ligação entre aeroportos de um mesmo país.
Embora diferentes nos seus conceitos, as duas assemelham-se quanto à segurança e operacionalidade. Seguem os mesmos princípios, tanto para as cargas domésticas, quanto às cargas internacionais, e são baseados em normas da IATA (international Air Transport association) e em acordos e convenções internacionais.


Tipos de Transportes aéreos 

Balões de ar quente - O primeiro meio bem-sucedido de transporte aéreo que carregou humanos foi o balão de ar quente. 




Dirigíveis - Um derivado do balão de ar quente é o dirigível.

Zepelins - Os zepelins foram criados no início do século XX, baseado em desenhos do Conde Ferdinand von Zeppelin.  



AviõesA aeronave com asas fixas é o meio de transporte aéreo mais popular.

Helicópteros - Com o sucesso das aeronaves de asas fixas, os engenheiros e técnicos buscaram um jeito de tornar os princípios gerais dos aviões, voo sustentado e rápido, mais eficientes .



Transporte aéreo pessoal













Papel dos Transportes no desenvolvimento económico e social das regiões.

As infra-estruturas de transportes como estradas, pontes, túneis, vias férreas, aeroportos, portos marítimos e fluviais têm contribuído para reduzir as distâncias, permitindo ultrapassar barreiras físicas como rios e montanhas, condicionando a acessibilidade das regiões e, por isso, o seu  desenvolvimento económico e social.
                      Atualmente, os transportes:
  • São responsáveis pela crescente mobilidade das pessoas para os empregos, nas deslocações quotidianas, nas viagens de turismo, promovem o aproveitamento dos recursos endógenos (exploração dos recursos locais). etc.;
  • Facilitam  o desenvolvimento do comércio e das actividades produtivas, ;
  • Permitem a difusão de ideias, de culturas e de técnicas;
  • Estruturam o espaço urbano (cidades que crescem, serviços, comércio, industriais e urbanas que se expandem, etc.);
  • Promovem a troca de produtos, bens, pessoas, informação (interacção espacial) entre as diversas regiões dentro do país e entre os diferentes povos do mundo;
  • Promovem as actividades económicas e sociais, permitindo a implantação da indústria, o alargamento dos mercados (intensificam as trocas comerciais) e o aumento da produção;
  • Geram uma multiplicidade de serviços e de comércio e actividades produtivas;
  • Criam emprego;
  • Facilitam a divisão internacional do trabalho;
  • Flexibilizam a localização das actividades económicas;
  • Permitem uma melhor e mais rápida distribuição de bens (produtos, equipamentos e matérias-primas) e serviços, traduzindo-se na subida do nível médio de vida da população;
  • Permitem a mobilidade da população (casa / trabalho, viagens de negócios, turismo...);
  • Facilitam o intercâmbio de técnicas e constituem um factor de aproximação de povos e culturas;
  • Quebram o isolamento das regiões desfavorecidas;
  • Atenuam as assimetrias socioeconómicas regionais;
  •  Permitindo a especialização, o aumento de rendimento, de produtividade e dispersão das actividades económicas, permitem o desenvolvimento integral das diferentes regiões;
  • Um sistema de vias de comunicação desenvolvido e eficiente (grande acessibilidade) indica a grande mobilidade da comunidade à procura das suas necessidades, assegurando às populações e agentes económicos iguais oportunidades de aceder a níveis de serviços elevados e com características idênticas.






Fontes : http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/pagina11/inicial.htm
             http://www.ehow.com.br/diferentes-tipos-transporte-aereo-sobre_4881/



Sem comentários:

Enviar um comentário