segunda-feira, 17 de março de 2014

Intermodalidade

O transporte intermodal ou multimodal - conjugação de vários modos de transporte - associa vantagens e ajuda a ultrapassar desvantagens próprias de cada modo de transporte, contribuindo para deslocações rápidas e mais económicas. Os custos inerentes às transferências de carga e aos períodos de imobilização dos veículos tendem a diminuir, devido ao investimento em equipamentos de carga e descarga e ao aumento dos níveis de automatização e da eficiência dos serviços das chamadas plataformas intermodais - infraestruturas ( portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários ) onde se faz o transbordo de um modo de transporte para outro.



Exemplos de intermodalidades aéreas:

Intermodalidade Aero-Ferroviaria

A intermodalidade aero-ferroviária consiste na utilização do modal aéreo e do modal ferroviário numa mesma viagem, combinando-se o avião e o comboio n uma mesma operação. Este tipo de intermodalidade, que pode ser utilizada tanto no transporte de cargas como no transporte de passageiros, é vastamente utilizada nos países europeus.
A ligação aero-ferroviária apresenta-se como uma alternativa viável para desafogar o entorno dos aeroportos e proporcionar aos passageiros uma viagem confortável. Com o uso desta conexão aproveita-se a velocidade e confiabilidade do transporte aéreo.

O transporte intermodal exige o desenvolvimento de uma logística eficiente que assegure o bom funcionamento das cadeias de transporte.


Plataforma Logistica

Uma plataforma logística é uma área demarcada onde no seu interior são efectuadas diversas operações (por diferentes profissionais) relativas à logística, transporte, distribuição de mercadorias, tanto para o trânsito nacional como para o internacional. Estes profissionais podem ser proprietários, arrendatários dos edifícios, equipamentos, instalações (armazenagem, oficina) que estão construídos. Uma plataforma deve ser imparcial para todas as empresas interessadas nas actividades acima referidas e fornecer serviços de interesse comum para as pessoas e para os veículos ao serviço dos profissionais. É obrigatoriamente administrada por uma entidade única (pública ou privada).
A sua localização deve ser próxima de serviços públicos de modo a que seja possível a realização das operações com mais facilidade e mobilidade.

Uma plataforma logistica deve ser composta por três zonas :

·         Zona de serviços gerais:
-Recepção
-Informação
-Acomodação e alimentação
-Bancos
-Agência de viagens e estacionamento
-Abastecimento e reparos
-Serviços de alfândega
-Comunicação e administração

·         Zona de serviços de transporte: incluindo estruturas de grandes eixos de transporte A plataforma deve ser multimodal incluindo:
-Transportes rodoviários, ferroviários, marítimos e aéreos

·         Zona de operadores logísticos: dando condições prestar serviços de:
-Fretamento
-Corretagem
-Assessoria comercial e alfandegária
-Aluguer de equipamentos
-Armazenagem
-Transporte
-Distribuição



  
Uma plataforma logistica apresenta mais vantagens do que desvantagens, como podes observar no seguinte quadro :
Vantagens
Desvantagens
·         Ao agrupar os pedidos das empresas, realiza pedidos maiores aos fornecedores, desta forma é possível conseguir-se condições económicas mais vantajosas, dando origem a descontos sobre os volumes de compras.
·         Ao construir-se uma plataforma logística, esta consegue armazenar uma boa parte do stock das empresas. Graças a isso diminuía-se o espaço necessário para armazenagem da empresa, podendo utilizar mais espaço para superfície de venda ou de exposição dos seus produtos.
·         A plataforma faria os pedidos directamente aos fornecedores, alcançando assim os produtos das cadeias de distribuição. Assim as empresas pediam à plataforma os produtos necessários e estes seriam enviados conjuntamente. Se não existisse plataforma logística as empresas pediam os seus produtos a diferentes fornecedores aumentando o número de transportes necessários.

·       Esta ter custos muito elevados dos quais se destacam: operadores, energia, manutenção de maquinaria, etc.




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